segunda-feira, 30 de abril de 2012

UM PROBLEMA QUE TODO MUNDO ENFRENTA É SABER EXATAMENTE O PESO IDEAL.
Existem varios indices, dentre os quais o mais utilizado é o Indice de Massa Corpórea, calculado a partir desta formula: peso em quilos dividido pelo quadrado da altura em metros.
Para exemplificar: alguem que pesa 78 quilos e mede 1,85 m tem um indice igual a 22,7 (78/1,85x1,85). Estima-se que este indice esteja normal quando se situa entre 19 a 25.
O problema é que este indice NÃO leva em consideração o tipo de corpo de cada pessoa e o sexo.
Assistir às Olimpíadas ajuda a entender este conceito: os atletas que correm a maratona podem parecer desnutridos de tão magros, os atletas que fazem o decatlo parecem deuses gregos e os levantadores de peso podem passar a impressão que são obesos!!!!!! É obvio que na Olimpíada, os participantes estão no topo da sua forma fisica: não há gordo ou magro. O que há são pessoas com corpos geneticamente muito diferentes. Se formos aplicar o calculo do IMC a estes atletas, teremos resultados errados apontando obesos e desnutridos. Desta maneira, este IMC A MEU VER, ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADO JÁ QUE NÃO CONSIDERA O TIPO DE CORPO (O LEIGO TEM UMA NOÇÃO DESTE CONCEITO CHAMANDO ISTO DE "OSSATURA")
Na realidade, o que pesa não é a "ossatura", mas sim os musculos e se observarmos na rua, veremos que há pessoas que tem muito músculo (veja sempre a batata da perna, um local em que nunca há gordura), outros que são bem proporcionados e ainda há aqueles cuja musculatura é muito fina e parecem hiper magros.
Então como fazer para calcular o peso ideal?
Há maneiras muito mais praticas e conclusivas : eu costumo dizer que o peso que tinhamos aos 18 anos já é um ponto de referencia. O segundo ponto depende de uma conta muito simples para as mulheres: deve-se subtrair 120, 110 ou 100 da altura em centimetros.
Explico: uma mulher do tipo longilínea (com músculos muito finos) que mede 1,70 m ou 170 cm deveria pesar 50 quilos. Uma mulher com uma musculatura bem proporcionada com 1,65 m (165 cm) deveria pesar 55 quilos e uma mulher com musculatura mais potente deveria pesar 68 quilos se mede 1,68 (168 cm).
Não é o ideal, mas é um metodo caseiro e grosseiro que fornece informações bastante precisas. Claro que o ideal é ir ao medico e fazer uma avaliação do teor de gordura corporal, mas como isto não está ao alcance de todo mundo, dá para se "quebrar um galho" com estes cálculos.
Um terceiro método consiste em "pegar" a gordura com a mão na barriga, atrás do braço e nas coxas: isto é o que fazem os nutricionistas com um aparelho especial desenhado com este objetivo.

Um comentário:

  1. Boa noite Dr. Daniel.
    Estou acompanhando os vídeos de emagrecimento e mudando mesmo de vida pra alcançar meu objetivo, que é emagrecer.
    Já havia relatado anteriormente, tenho hipotireoidismo e está bem controlado.
    Há quase 2 meses estou mudando minha alimentação e frequentando a academia. Faço uma média de 2 horas por dia de exercícios. Já sinto mudanças no meu corpo, me sinto menos inchada e mais disposta. Mas o peso não baixou.
    Por que isto acontece? Fui na minha endocrino e a mesma resolveu aumentar minha dosagem da reposição pra tireóide, pois meu corpo ainda está lento, não me sinto 100% e talvez isto esteja atrapalhando a questão do peso.
    Seria isto mesmo? Pq o corpo afina mas o peso não muda?
    Um abraço e obrigada.

    ResponderExcluir